Pesquise no blog

domingo, 24 de março de 2013

poesia visual ---


preciso dos nomes para desdobrar tentativas com mais violência. depois do jogo, vai-se o nome e fica a descoberta, viva e pulsante.

poesia visual. é isso. que seja partindo do wikipedia [http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia_visual]:
poesia visual é o "produto literário que se utiliza de recursos (tipo) gráficos e/ou puramente visuais, de tendência caligramática, ideogramática, geométrica ou abstrata, cujo centramento gráfico-visual não exclui outras possibilidades literárias (verbais, sonoras etc.)". Ou seja, neste sentido, bastando que exista uma informação organizada artisticamente através de elementos gráficos ou visuais, temos um poema visual. Desta forma, mesmo um objeto a ser observado em sua forma tridimensional, assemelhado a uma escultura, por exemplo, desde que composto por elementos que representem signos individuais, inseridos em um contexto de elementos desta mesma natureza, pode ser considerado um poema visual.
Conforme Antônio Miranda, a poesia visual é "uma tentativa de romper com a ditadura da forma discursiva do poema, de vencer o domínio da gramática ou mesmo de superar a construção prosística na poesia.
me chama atenção à coexistência de formas variadas de escrita. essa heterogeneidade está se anunciando com força nesta busca de processo.

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário